19 de out. de 2010

A cafeína do eSpresso



Nesse tempo que tenho de experiência atrás do balcão sempre vejo clientes que acham o eSpresso um café forte , forte ? ta ok , vamos considerar por hora que seja forte , mais pensar que o eSpresso tem muita cafeína é um grande equivoco.

A extração da cafeína é diretamente proporcional ao tempo de contato da água com o pó, onde as moléculas de cafeína estão alojadas. Quanto mais tempo de contato água-café, mais cafeína é extraída. Mais cafeína extraída, mais amargor no seu café.

No entanto, a solubilidade da cafeína é baixa. Isso quer dizer que você precisa de muita água, muito quente e passando muito devagar, para extraír muita cafeína. Quanto menos água você usar, com temperatura mais baixa e que fique em contato menos tempo com o pó, menos cafeína você terá.

Então o café eSpresso clássico, curto ,” forte”, é o que MENOS tem cafeína! A água sob pressão passa rapidamente por uma quantidade grande de pó retirando mais elementos de aroma e sabor, e menos cafeína. Já o café filtrado por exemplo precisa de no mínimo 5 minutos para terminar o processo de filtragem ( isso significa , mais contato com a água , que significa muito mais cafeína)

Por isso prefiro dizer que o eSpresso não é um café forte , mais sim um café ENCORPADO

5 comentários:

  1. Muito obrigado! você me esclareceu uma
    grande dúvida sobre o café eSpresso,

    agora é que vou saborear com mais gosto ainda...
    um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Marcos, fique a vontade ... abraço

    ResponderExcluir
  3. Mas me deixa complicar um pouco a conversa, e por favor, me corrija se necessário pois sou somente um xereta. O café coado na sua grande maioria usa filtro de papel, que absorve e retém os óleos essenciais do café, que transportam a cafeína. Daí presumo que métodos filtrados sem o uso de papel, como moka e french press(onde o elemento filtrante é de metal, e não absorve óleos) geram sim um café muuuito mais rico em cafeína; com destaque p/ french press, que ainda pede uma infusão de cerca de 5 mins.

    ResponderExcluir
  4. Mas me deixa complicar um pouco a conversa, e por favor, me corrija se necessário pois sou somente um xereta. O café coado na sua grande maioria usa filtro de papel, que absorve e retém os óleos essenciais do café, que transportam a cafeína. Daí presumo que métodos filtrados sem o uso de papel, como moka e french press(onde o elemento filtrante é de metal, e não absorve óleos) geram sim um café muuuito mais rico em cafeína; com destaque p/ french press, que ainda pede uma infusão de cerca de 5 mins.

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo Guilherme, em métodos como a Prensa Francesa o café fica em uma infusão por cerca de 5 minutos sem nenhum filtro isso resulta em mais contato com a aguá por muito tempo = mais cafeina.
    Não que o coado no pano ou no papel absorva a cafeina, mas é que a água está em movimento ela passa pelo pó e não tem mais contato com ele.

    ResponderExcluir

Receba nossas atualizações no Facebook

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...