11 de abr. de 2011

Curso de Barista a distância ?

Um assunto que esta dando o que falar é um curso de barista a distancia, que uma empresa  que trabalha com esse tipo de formato de cursos esta lançando.
Ela fornece apostilas e até alguns matérias didáticos para os aluno, esse curso tem uma duração de 40 horas (segundo o site)
Não estou escrevendo esse post para dizer se isso é certo ou errado, mas sim para saber mostrar minha opinião e saber a de  vocês.
A profissão Barista  é uma profissão que exige dedicação treinamento constante e contato direto com o café, com os equipamentos etc...
Os cursos geralmente oferecidos por ai tem uma duração de 4 dias ou mais, um dia inteiro chega a ser chato cansativo.
Um curso ministrado por bons profissionais é uma excelente base para um futuro barista, é no curso que o futuro barista vai ficar maravilhado pelo universo do café, é ali que ele vai sentir se é aquela profissão que ele quer seguir, quem é barista e não se lembra do primeiro curso ?
É uma sensação de “NOSSA,  É ISSO É ISSO QUE EU QUERO FAZER“ !
É uma janela imensa que se abre a sua frente, é essa janela que vai fazer o futura barista buscar se aperfeiçoar,  fazer novos curso, buscar mais e mais conhecimentos sobre o universo do café...
Essa é é importância de um curso de barista, formar profissionais e não tiradores de café.
Eu vejo um curso como a fase onde é crucial para o barista, é ali que ele decide se vai ou se fica.
Um curso mal ministrado pode desestimular o profissional. Pode dar uma visão equivocada para ele.Eu quando fiz meu 1º curso fui fazer só para aprender aqueles desenhinhos no leite era aquilo que eu queria, mas chegando lá a Tatiane, Silvia e Gicelia me mostram o universo do café durante 4 dias, não vi um litro de leite se quer, mas após esses 4 dias eu descobri que o mundo do café era muito maior do que os desenhinhos que eu poderia fazer em cima de um cappuccino, elas me mostram o café na sua essência me fizeram ter vontade de voltar e fazer um outro curso (desta vez dos desenhos) .e desde então eu não paro mais de querer saber sobre café.
Um futuro barista tem que ter contato com os equipamentos  é preciso ter essa vivencia, só assim ele vai saber se quer ou não seguir essa profissão.
Um curso a distancia pode até ser valido, sempre aprendemos alguma coisa, mas estão oferecendo resetas e coraçães latt artts etc...
É lindo, eu quando fui fazer meu curso fui atrás disso, mas tive oportunidade e aprendi que o café é muito mais que isso. Por apostilas quem vai mostrar isso ?
A distância, um futuro barista  vai tentar fazer um  latt ou café cappuccino fazer desenhos assim como diz as apostilas, mas não vai conseguir, por que ele não teve vivencia experiência,
Ele pode ficar decepcionado desmotivado e deixar de tentar aprender,buscar. Morre ai um futuro excelente BARISTA.


6 comentários:

  1. Oi Fer.....
    foi uma grande honra ter um aluno como você... dedicado e apaixonado pelo seu trabalho. Hoje você é um grande profissional..... Sou orgulhosa de ser sua amiga! Super beijos
    Taty

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Tati, o orgulho é todo meu viu !!!
    Valeu Thays, obrigado pelo apoio e pela colaboração prazer ter você aqui !!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Gostamos da sua matéria e seu questionamento é normal. Será que dá para aprender a distância?

    A profissão de Barista é algo ainda novo no mercado e muitas pessoas não sabem muito bem o que um Barista faz.

    No nosso Curso de Barista a distância do Instituto Universal Brasileiro, o aluno aprende desde a parte teórica (as diferentes espécies de café, pontos de torra, moagem), até a parte prática (manusear uma máquina de café profissional). Com o método de ensino passo a passo, aprende a preparar diversos tipos de cafés, expressos e bebidas geladas, e também aprende diferentes técnicas de latte art.

    Em muitos lugares longe das grandes capitais, o acesso a cursos profissionalizantes e a novas profissões é muito precário, estudar a distância é uma ótima oportunidade para muitas pessoas interessadas em ingressar nesta nova profissão.

    Assim como quem aprende presencialmente, quem estuda a distância precisa treinar muito e, talvez, até se dedicar um pouco mais – mas o esforço, com certeza, vale a pena.

    Até mais!
    Equipe IUB

    ResponderExcluir
  4. Ola, concordo que curso a distancia talvez nao de aquela empolgacao toda,e tudo mais, mas e quem mora em cidades que nao se desenvolveram e onde nao ha o minimo de apoio a cursos diferentes o que faz? E Tao complicado quanto! Fico triste so de pensar que a minha cidade e assim nao tem o minimo de interesse na area de profissionalizacao, pior ainda e a falta de tempo e tambem de dinheiro para se deslocar para uma capital para se instruir mais!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!

    Vou expressar minha "pequena" experiência:
    Sonho em ser Barista desde o dia que descobri que existe essa profissão, pois sempre quis ter minha cafeteria.... claro que depois de algumas decepções ao ler no SEBRAE como funciona as franquias e descobrir que cursos de Baristas só em Grandes Capitais, fiquei eu, triste e sozinha em meu sonho...
    Eis que no ano passado, dei uma olhada no IUB e achei o curso de barista, me empolguei, me matriculei, mas ao me aprofundar um pouco mais, de novo me deparei com limitações: a cafeteira que eu tinha na época não serviria para eu testar as dicas, de volta ao começo...
    Bem - estou resumindo uma história de mais de 10 anos... o que eu quero dizer com isso é o seguinte: o Curso à distância pode ser encontrado os tópicos pela rede, é só ter tempo e vontade... quem é pobre e passou dos 40 anos não tem chance no mercado de cafeterias... acho a profissão LINDA e descobri hoje que certirficar-se no Básico (http://www.acbb.com.br/certificacao/) não é tão difícil, mas NUNCA teve um evento em Ribeirão Preto - então - fiquem felizes quem pode pagar um Curso Presencial, que pode apreciar o prazer de torrar o café, sentir os estralos e a mudança de aroma e finalmente tirar o expresso perfeito, pois só com amor e paixão um café sai delicioso..... e desculpe o IUB - a intenção é válida e boa, mas não abre o Universo Apaixonante que é SER APAIXONADO POR CAFÉ!!!
    Bjins
    Roseli

    ResponderExcluir

Receba nossas atualizações no Facebook

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...