22 de mar. de 2010

Que tal um Delicioso e famoso doce a base de café ???








TIRAMISÚ
Como a maioria das receitas de sucesso , tiramisú ou tiramisu, possui inúmeras variantes. Originário do norte da Itália, provavelmente de Veneza, foi lançado no Brasil na década de 80 pelo restaurante Fasano, de São Paulo. Pouco depois, outras casas da cidade adotaram a novidade e, assim, o doce “ganhou” o Brasil. Aparentemente trata-se de uma variação do pavê francês. O Tiramisú auxiliou a difundir no Brasil o mascarpone - queijo de pasta mole, consistência cremosa e sabor delicado, que tem cerca de 50% de gordura e lembra o leite. Feito na Lombardia, é utilizado não apenas na pasticeria ou doceria, mas também em receitas salgadas para condimentar massas. No dialeto da região onde nasceu, tiramisú quer dizer levante-me ou puxe-me. O doce já é bastante conhecido no Brasil e seus adoradores cada vez formam um grupo maior. tualmente, pode ser encontrado nas melhores casas de alimentação do Brasil.

- Mãos na massa !!!!
(massa)
250 g de Bolacha tipo champanhe
3 colheres (sopa) de vinho Marsala
1 colher (sopa) de conhaque
400 g de mascarpone

½ xícara de açúcar de confeiteiro
½ xícara de açúcar
5 gemas
2 claras
1 xícara de café forte
cacau em pó
raspas de chocolate

Modo de Preparo :



Misture o café com o conhaque. Bata o mascarpone ou cream cheese com o açúcar de confeiteiro até que esteja bem cremoso (deve estar em temperatura ambiente). Reserve. Prepare um banho-maria. Coloque as gemas com o açúcar em uma tigela de inox (que caiba no banho maria) e começe a bater as gemas com um batedor até que dobrem de volume. Coloque no banho-maria e acrescente o vinho marsala.
Continue batendo até estarem bem firmes e cremosas (cuidado para não passar do ponto). Deixe esfriar totalmente e acrescente o creme de mascarpone, misturando delicadamente. Leve à geladeira por 30 minutos. Bata as claras em neve e acrescente com cuidado à mistura de gemas e mascarpone. Leve novamente à geladeira.
Em uma tigela funda começe a montar o tiramisú. Embeba os biscoitos rapidamente no café e cubra com estes o fundo da tigela. Cubra com metade do creme. Arrume mais uma camada de biscoitos embebidos e cubra com o creme restante. Salpique com o cacau em pó e decore com as raspas de chocolate. Leve novamente à geladeira por 3 horas. Sirva gelado.

- um bom apetite !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba nossas atualizações no Facebook

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...