22 de fev. de 2011

Café com ou sem açucar/adoçante?

Já perceberam como é comum as pessoas associarem o café com açucar ou adoçante ??
Por que será que isso acontece ?
Bom, não é difícil assistir um comercial de tv mostrando um café e logo depois alguém adoçando ele, ou assistir um comercial de um açucar adoçando o seu cafezinho.
Bem antes de nós nascermos, as pessoas já associavam o café como uma bebida forte, escura e amarga, então de lá para cá esse conceito de café veio junto, porém o que poucos sabem é o porque que esse café se torna forte, escuro e amargo.
Veja a definição técnica do consultor de qualidade em cafés especias ENSEI NETO:
A cor escura do negro vinho decorre de uma torra p´ra lá de intensa, quando os famosos “pipocos” ou “pops” já deram o ar de sua efêmera graça. Esse som nada mais é do que o barulho do rompimento das membranas celulares devido à pressão resultante do aumento de vapor de água e gás carbônico da Reação de Pirólise. Após isto, inicia-se a fase em que a celulose é consumida na reação de combustão ou, mais precisamente, de carbonização.
Portanto, o grão torna-se carbonizado. O gosto disso: amargo como carvão (exatamente o que ocorre quando queima-se uma carne no espeto ou o pão no forno).

Traduzindo:
Algumas empresas (a maioria delas) torram tanto o café a ponto de carbonizá-lo, pois como esse é um café de uma bebida inferior, não tem nenhuma qualidade sensorial. A idéia desses empresários é torrar muito o café para esconder os defeitos, sendo assim, vão ter um café totalmente queimado e amargo, chegamos então no FAMOSO CAFÉ FORTE, dessa forma, vem a necessidade de colocarmos açucar ou adoçante no café.

Ensei neto: um café cujos frutos foram colhidos maduros, que tiveram uma seca cuidadosa, passaram por um processo de torra magistral e são servidos com um extração bem feita, pode ter sua doçura perfeitamente percebida, dispensando açúcar ou qualquer tipo de adoçante!

Agora com a instrução normativa do ministério da agricultura que diz: O café vendido no mercado interno precisará ter um padrão mínimo de qualidade oferecido ao consumidor brasileiro.
É um exelente momento para esse cenário comece a mudar.

Existem outras excelentes combinações para o nosso café: Pão de queijo, Bolo de fubá, Broa de milho...

qual é a sua ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba nossas atualizações no Facebook

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...