6 de abr. de 2013

O segredo da longevidade está no cafezinho


Estudo feito em ilha grega, conhecida por moradores terem expectativa de vida elevada, mostrou que café fervido parece ter substâncias antioxidantes e ser positivo para o endotélio


As pessoas que vivem na ilha grega de Ikaria são conhecidas por terem uma expectativa de vida extremamente elevada, e pesquisadores as vêm estudando com atenção para saber o por quê. Agora, um novo relatório sugere que uma razão para isso pode ser o café que elas bebem.
"Esse café fervido parece gerar substâncias antioxidantes", disse Gerasimos Siasos, professor da Escola Médica da Universidade de Atenas e um dos autores do estudo que aparece no periódico Vascular Medicine.
Ele e seus colegas descobriram que os habitantes mais velhos da ilha que bebiam café fervido apresentavam um endotélio com melhor funcionamento – a camada de células que revestem a parte interna dos vasos sanguíneos.

"Quando há disfunção aqui, as artérias se tornam mais rígidas e temos ataques cardíacos e oclusões arteriais", disse Siasos, que fez a pesquisa com seu colega Dr. Christodoulos Stefanadis.
É claro que o café é apenas um fator. "Isso tem a ver com seu modo de vida", disse Siasos. "As pessoas dormem mais de oito horas por noite, há uma maior socialização, e eles têm muito menos estresse do que as pessoas em Atenas."
Os habitantes da ilha também fazem uma dieta mediterrânea, que inclui muitas frutas, vegetais, azeite de oliva e peixes. A maioria cochila todos os dias e também caminha e faz jardinagem regularmente, disse Siasos.
Os pesquisadores vão viajar para Ikaria no próximo verão para estudar como a água, os minerais e a qualidade do ar da ilha também podem estar contribuindo para a longevidade.
Curtiram ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba nossas atualizações no Facebook

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...