30 de abr. de 2012

A Colheita do Café em Minas

Está quase tudo pronto para a colheita do café arábica em Minas Gerais, que começa no mês que vem. É ano de safra cheia e, no sul do estado, os agricultores esperam uma boa produção.
No sítio do agricultor João Piva, em Poços de Caldas, a colheita deve começar em 30 dias. Esse ano ele deve colher três vezes mais que no ano passado. “A nossa lavoura está bastante carregada. A minha expectativa é colher três vezes mais do que no ano passado. Eu espero colher umas 400 sacas”.
O café tem ciclo bienal e alterna anos de boa colheita com anos de safra menor. O ano de 2012 é considerado safra cheia. Segundo uma estimativa da CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento, em todo o país devem ser colhidas 39 milhões de sacas de café.
Minas Gerais deve colher 26 milhões de sacas, aumento de mais de 19% em relação a 2011. No sul do estado, é hora de deixar tudo pronto, limpar as ruas do cafezal e regular as derriçadoras.
Com a safra maior, o preço do café caiu. A saca de 60 kg do café arábica está sendo vendida na região por R$ 370. Em abril do ano passado, valia 500.
Mesmo com a queda nos preços, os produtores acreditam que vão lucrar bem nesta safra. O agricultor Daniel Souza terá um terreiro novo para secar o café esse ano. “No caso do café, a gente tem que agregar valor. O café de qualidade tem que ter um terreiro de concreto, um terreiro que não pegue muita umidade”.
F
Fonte : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba nossas atualizações no Facebook

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...