15 de jun. de 2011

A colheita de café

 Você já parou pra pensar no trabalhão que da para as pessoas colherem o café que você bebe aí na sua casa ??
É claro que hoje em dia já existe a colheita mecanizada, porém ainda não é tão fácil de se achar Colhedoras de café, alem de ser um investimento muito alto  a maioria dos cafezais fica em montanhas ou terrenos íngremes , o que dificulta a tração dos tratores.

Colhedora mecânica 
Uma opção que está em alta são os derriçadores movidos a gasolina,  uma ferramenta que lembra uma mão, varetas plásticas que vibram (até duas mil vibrações por minuto) isso faz com que os produtores optimizem sua produção.
Lavrador usando uma deriçadeira 
Porem a colheita manual ainda esta na maioria das plantações Brasileiras e é dela que sai o sustento de milhares de famílias Brasileiras, Pessoas que trabalham duro, enfrentam o frio das manhãs, o orvalho dos cafezais algumas famílias viajam kilometros, atravessam estados na época da colheita, acho que esses profissionais do café merecem ser reconhecidos, são eles que fazem com que a maioria dos cafés que entram em nossas casas cheguem até nós.

Deriça no "pano" /Munual
Trabalhador Colhendo só os grãos cereja 












Tenho oportunidade de acompanhar a colheita aqui na minha região, onde é 
totalmente manual.
Eles cantam, contam piada, dão muitas risadas, são profissionais felizes, independente de suas condições econômicas ou sociais, são simplesmente felizes.
O Brasil é o maior produtor de cafés do Mundo , Logo...
Nós temos os melhores apanhadores de café do Mundo !!!
Três vivas para nossos "Colhedores de café" \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba nossas atualizações no Facebook

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...