16 de mai. de 2011

Rota do café: Dia Nacional do Café






No Dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café. Para essa data, cafeterias, produtores e fazendas históricas do Circuito das Águas Paulista promoverão um saboroso roteiro turístico: a Rota Comemorativa do Café que tem data e horário para começar e terminar. O roteiro inclui visita a fazendas e propriedades rurais e eventos especiais nas cafeterias no centro das cidades, no período de 21 a 29 de maio.

As propriedades: Sitio Santa Rosa de Lima, em Serra Negra, Pousada Cafezal em Flor, em Monte Alegre do Sul; a Fazenda Palmares, em Amparo receberão turistas que  poderão caminhar pelas plantações e acompanhar todo processo  desde o plantio, tratos culturais, torrefação, além de degustar os cafés produzidos nas propriedades, todos de excelente qualidade. Em Socorro haverá visita ao centro de beneficiamento COCASP. Os visitantes poderão assistir aos processos de classificação, beneficiamento e armazenamento do café. Também em Monte Alegre, na abertura da “Rota Comemorativa do Café” dia 21/05/2011 no Pólo Leste Paulista/APTA será realizado a “I Degustação Didática de Cafés” destinada a consumidores. Este curso terá o objetivo de informar ao consumidor as principais etapas de produção do café e degustar diferentes bebidas com o objetivo de mostrar na prática as diferenças entre um café fino e um café comum.


Essa região possui muitas fazendas cafeicultoras que ajudaram no progresso e desenvolvimento econômico do Circuito das Águas Paulista, devido à construção da estrada de ferro Mogiana que ligava o interior ao porto Santos, por onde escoava toda a produção de café da região para o resto do país.

Cafeterias... 

Dentro da programação há ainda, as visitas às cafeterias no centros dessas cidades como a Le Caffé, em Serra Negra; Grão Café Boutique, em Monte Alegre do Sul, Aroma Café, em Amparo e Doce Arte em Socorro, que  servem cafés plantados na região.

Além do tradicional cafezinho ou o italianíssimo espresso, essas cafeterias se sofisticaram e se transformaram em verdadeiras boutiques de degustação do café, oferecendo os mais variados tipos de grãos e blends para os mais exigentes paladares. Para a ocasião, cada cafeteria terá uma programação especial.

  • A Le Caffé, fará durante este período uma Campanha de orientação sobre o mercado do café, com dicas de como comprar, como degustar e distribuirá um mini guia para os clientes. 
  • No Grão Café Boutique, em Monte Alegre do Sul,  acontecerá a semana do “Cafe Parisiense” (espressos e guloseimas francesas). No sábado, dia 28 de maio, a partir das 19 h00, a cafeteria realizará uma noite de degustação dos grãos Bourbon produzidos pelo Cafezal em Flor, ao som de música francesa e brasileira ao vivo.
  • O Aroma Café, em Amparo, promoverá o evento “Cafés do Mundo” onde público poderá degustar a cada dia um café produzido em um país diferente.
  • Doce Arte, em Socorro, o cliente poderá degustar o café preparado das mais diversas formas além de poder vivenciar a torra do mesmo no próprio local.


Rota do Café – Circuito das Águas Paulista


Serviços


Período: De 21 a 29 de maio
Horário e Preço: checar cada propriedade
Informações: (19) 3899-2310 (19) 8206 5986



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba nossas atualizações no Facebook

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...